vkhutemas desenho de uma revolução | 2020

editorial, pattern, visual id

Projeto gráfico para primeiro livro sobre os Ateliês de Arte e Técnica de Moscou (Vkhutemas) lançado pela editora Kinoruss, selo Vkhutemas, com autoria de Neide Jallageas e Celso Lima.

O projeto gráfico do livro “Vkhutemas: Desenho de uma Revolução” partiu da capa. Foi realizado o estudo e reconstrução da estampa “Grafismo” de Liubov Popova de 1924. A escolha da estampa, realizada pelos autores do livro, se deve primeiro ao fato de Popova ser uma grande mestra e professora da escola soviética Vkhutemas, e segundo pois a estampa tem como motivo o elemento “V”.

Essa estampa possui três cores com igual peso, o que confere um caráter ótico para a capa, pois gera para o olhar uma confusão de figura-fundo. Conferindo a dinâmica e força propulsora que remete a escola da vanguarda. A partir dai definimos que todo o livro deveria ser feito apenas com três cores: branco (papel), preto e vermelho. 

O formato do livro, se deve ao fato de que o motivo “V” da estampa possui uma proporção 3:4, e foi a partir daí e das linhas e colunas geradas pela repetição do motivo que estruturamos nossa grade interna. Somado isso ao aproveitamento gráfico, ficamos com um formato final de 168X224mm (3:4).

A tipografia utilizada foi a Akzidenz Grotesk (1896), uma das primeiras tipografias sem serifa, e mais conhecida por ser a grande influenciadora da conhecida fonte Helvética (1957). Essa tipografia foi utilizada, entre outros livros, também no conhecido trabalho do artista russo El Lissitski “Os Ismos da arte, 1914-1924”, por isso para nós já havia uma relação simbólica da produção da vanguarda.

O projeto gráfico foi realizado entre janeiro e julho de 2020 por Maria Cau Levy e Julho Mariutti.

still: fernando banzi
lançado em outubro de 2020