identidade visual da exposição ‘vkhutemas: o futuro em construção 1918–2018’, com curadoria de Neide Jallageas e Celso Lima no Sesc Pompeia. A anti exposição traz a pedagogia da escola soviética de arte, design e arquitetura Vkhutemas como uma possibilidade de futuro. A escola durou nos primeiros anos após revolução, sendo fechada em 1930 por Stálin.
Todo do conteúdo da exposição foi reconstruído – maquetes, móveis, cerâmicas, azulejaria, estampas, roupas e brinquedos – como forma de experimentação do próprio processo pedagógico artístico que a escola propunha. A equipe contou com cerca de 30 artistas.
A expografia de Ricardo Amado se apropriou das paredes das oficinas para apoiar estruturas de madeiras com telas metálicas. A partir desse ponto nós desenvolvemos em parceria com o estúdio logos, nossa intervenção. Tudo na exposição foge de um caráter museológico e privilegia a produção – ao invés de originais estáticos e intocáveis – são expostas as reconstruções e os processos por trás delas. Na parte gráfica, procuramos reforçar esse caráter de ateliê em processo. O conteúdo da exposição é explodido em painéis, presos à tela metálica, temporária, como peças ainda em estudo e não acabadas.
Além da comunicação visual da exposição, desenhamos um livreto com informações complementares e versões ampliadas dos textos.
por
maria cau levy e julio mariutti (estúdio logos)
tipografia desenvolvida por maria cau levy e júlio mariutti na proporção 5×3
assistente
ana david e christian salmeron
montagem pompeia
maria cau levy
christian salmeron
victoria braga
ana david
montagem rio preto
christian salmeron
ana david
montagem sorocaba
victoria braga
christian salmeron
foto
lauro rocha
itinerâncias:
seis maquetes soviéticas dos vkhutemas, agora no sesc rio preto!